O Que Ensinar Sobre Dança no Ensino Médio?

Por: e .

Motrivivência - v.31 - n.58 - 2019

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse estudo foi delinear caminhos formativos para a dança no Ensino Médio (EM) a partir de investigações nas Propostas Curriculares Estaduais (PCE), na Segunda versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos relatos de professores que trabalham com a formação inicial em Educação Física com as disciplinas de dança. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa que utilizou-se da análise documental e de entrevistas-semiestruturadas como instrumentos para coleta de dados. Como principais resultados, evidenciamos que ainda há dúvidas sobre o caminho formativo da dança no EM, entretanto, as análises indicaram interfaces com as danças populares, de salão e urbanas, além da relevância de aspectos mais específicos como os elementos histórico-culturais, o ritmo e a criatividade.

Referências

ACRE (Estado). Secretaria de Estado de Educação. Série Cadernos de Orientação Curricular: Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Caderno 1: Educação Física. Rio Branco, 2010.

ALAGOAS (Estado). Secretaria de Estado de Educação e do Esporte. Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do estado de Alagoas: Linguagens. Maceió, 2014.

AMAPÁ (Estado). Secretaria de Estado da Educação do Amapá. Plano Curricular da Educação Básica do Estado do Amapá. Macapá, 2009.

AMAZONAS (Estado). Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino. Proposta Curricular de Educação Física para o Ensino Médio. Manaus, 2012.

ARRUDA, Leomar Cardoso. Organização curricular da Educação Física no ensino fundamental em Catalão-GO: análise a partir do discurso dos professores. 2014. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014.

BRACHT, Valter; FARIA, Bruno de Almeida; ALMEIDA, Felipe Quintão; GHIDETTI, Filipe Ferreira; GOMES, Ivan Marcelo; ROCHA, Maria Celeste; MACHADO, Thiago da Silva; ALMEIDA, Ueberson Ribeiro; MORAES, Cláudia Emília Aguiar. A Educação Física Escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte I. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 02, p. 11-34, abr./jun. de 2011.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Segunda Versão Revista. Brasília: MEC, UNDIME, CONSED, abr. 2016.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

BRASILEIRO, Lívia Tenório. Dança - Educação Física (in)tensas relações. 2009, 473f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

BRASILEIRO, Lívia Tenório. O Conteúdo “Dança” em aula de Educação Física: Temos o que ensinar? Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 6, p. 45-48, 2002-2003.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 12. ed. São Paulo: Global Editora, 2012.

CEARÁ (Estado). Secretaria da Educação. Coleção Escola Aprendente: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Fortaleza, 2008.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas Ciências Sociais. Bauru: Edusc, 2002.

DARIDO, Suraya Cristina; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; BARROSO, André; RODRIGUES, Heitor de Andrade. Livro didático na Educação física escolar: considerações iniciais. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 2, 2010.

DINIZ, Irlla Karla dos Santos. Blog educacional para o ensino de danças folclóricas a partir do currículo de Educação física do estado de São Paulo. 2014. 214f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014.

DINIZ, Irlla Karla dos Santos; DARIDO, Suraya Cristina. Análise do conteúdo dança nas propostas curriculares estaduais de Educação Física do Brasil. Revista da Educação Física - UEM, Maringá, v. 26, n. 3, p. 353-365, 3. trim. 2015.

DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal. Currículo em movimento da Educação Básica: Ensino Médio. Distrito Federal, 2013.

ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Básico Escola Estadual: Ensino Médio – Linguagens e Códigos. Vitória, 2009.

FREIRE, João Batista; SCAGLIA, Alcides José. Educação como prática corporal. 2. Ed. São Paulo: Scipione, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOIÁS (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás (Versão Preliminar), 2009.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Projeto curricular e Educação física: o esporte como conteúdo escolar. In: REZER, R. (Org.). O fenômeno esportivo: ensaios críticos-reflexivos. Chapecó: Argos, 2006. p. 69-109.

KUNZ, Elenor. Transformação didática-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.

MARANHÃO (Estado). Secretaria de estado da Educação e Secretaria adjunta de ensino. Orientações normativas para o funcionamento escolar: ano letivo 2015. São Luís, 2015.

MATO GROSSO (Estado). Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Orientações Curriculares Área de Linguagens. Cuiabá, 2010.

MATO GROSSO DO SUL (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS – Ensino Médio. Campo Grande, 2012.

MINAS GERAIS (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular CBC de Educação Física. Belo Horizonte, 2009.

NANNI, Dionísia. Dança-Educação: pré-escola à universidade. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.

OSSONA, Paulina. Educação pela Dança. São Paulo: Editora Summus, 6. ed, 2011.

PARANÁ (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Educação Física. Paraná: Governo do Estado do Paraná. Curitiba, 2008.

PARLEBAS, Pierre. Juego deporte y sociedad. Léxico de praxiología motriz. Barcelona: Paidotribo, 2001.

PERNAMBUCO (Estado). Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares de Educação Física: Ensino Fundamental e Médio. Recife, 2013.

PIAUÍ (Estado). Secretaria de Estado da Educação e Cultura. Matrizes Disciplinares do Ensino Médio: Caderno 2. Teresina, 2013.

RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria de Estado de Educação. Currículo Mínimo 2013 – Curso Normal Formação de Professores: Educação Física. Rio de Janeiro, 2013.

RIO GRANDE DO SUL (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Referencial curricular: lições do Rio Grande. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Artes e Educação Física. v. 2. Porto Alegre, 2009.

RONDÔNIA (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular de Rondônia: Ensino Médio. Porto Velho, 2013.

SÃO PAULO (ESTADO). Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias. 2. ed. Secretaria da Educação. São Paulo: SE, 2012.

SBORQUIA, Silvia Pavesi. A dança no contexto da Educação física: os (des) encontros entre a formação e a atuação profissional. 2002. 178 f. Dissertação (Mestrado) - FEF/ Unicamp, Campinas, 2002.

SCARPATO, Marta Thiago. Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004.

SERGIPE (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular: Rede Estadual de Ensino de Sergipe. Aracaju, 2010.

SOARES, Carmem Lúcia. Educação física escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo. supl. 2, p. 6-12, 1996.

SOARES, Carmem Lúcia; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke; VARJAL, Elizabeth; CASTELLANI FILHO, Lino; ESCOBAR, Micheli Ortega; BRACHT, Valter. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

SOUSA, Nilza Coqueiro Pires de; HUNGER, Dagmar Aparecida Cynthia França; CARAMASCHI, Sandro. A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 2, p. 496-505, abr./jun. 2010.

TOCANTINS (Estado). Secretaria da Educação e cultura. Proposta Curricular: Ensino Médio. Versão Preliminar. Palmas, 2009.

 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/56603

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.