Integra

Dia 1ª de setembro é dia do Profissional de Educação Física. Vamos conhecer um pouco mais sobre esta profissão e a atuação na área da saúde?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “Saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental ou social e NÃO SOMENTE a ausência de doenças”.

Considerando o atual conceito de saúde, não é possível ser saudável sem praticar atividades físicas regularmente. O exercício físico é comprovadamente um medicamento poderoso, uma pílula polivalente capaz de prevenir e tratar doenças como diabetes, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, doenças osteomusculares, transtornos de ansiedade e depressão, entre outros. Uma pesquisa recente realizada no Brasil demonstrou, inclusive, que o hormônio que é produzido pelo tecido muscular após a prática de exercícios físicos, a irisina, tem um efeito positivo na expressão de múltiplos genes que são alvos terapêuticos importantes no tratamento da CoViD-19. 

Fazer atividades físicas é uma necessidade fisiológica diária como comer, dormir, ir ao banheiro. Se você não faz, o corpo reclama. Mas quanto precisamos tomar deste remédio? De acordo com Colégio Americano de Medicina do Esporte, a dose mínima geral recomendada é de pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana.

O Profissional de Educação Física nos hospitais 

Os hospitais da Rede Ebserh contam hoje com 43 profissionais espalhados pelo país e entre suas competências está a prescrição de exercícios físicos. Nos hospitais universitários, os PEFs trabalham em equipes multiprofissionais assistenciais exercendo atividades nos mais variados contextos, como por exemplo: reabilitação cardíaca e pulmonar, recuperação de pacientes após cirurgia bariátrica, na avaliação de pacientes da pediatria, na recuperação de pacientes com doenças renais, nos cuidados com a saúde do trabalhador, entre outros. 

De acordo com aa resolução nº 391 (26 de agosto de 2020) do Conselho Federal de Educação Física estabelece que, entre outras coisas, o Profissional de Educação Física “possui formação para intervir em contextos hospitalares, em níveis de atenção primária, secundária e/ou terciária em saúde", podendo "atuar em toda e qualquer área da atenção à saúde, às quais se reconhecem os benefícios da atividade física e do exercício físico”.

Aqui no CHC-UFPR, devido a pandemia, realiza-se atendimentos online para prescrição de exercícios físicos. Caso você tenha interesse em ser atendido, entre em contato com o SOST através do ramal 7918 para mais informações. 

Acessar