Resumo

O seguinte artigo trata sobre o campo do lazer, resultado do trabalho da disciplina Educação e Lazer. Tendo como objetivo de explicitar o entendimento desse elemento dentro da universidade, junto aos servidores terceirizados. Desse modo, foram recolhidos e analisados os dados para entender como se pensa o lazer para essa classe de trabalhadores, quais são suas atividades praticadas, a sua associação com o prazer e o aproveitamento do tempo livre. Após delimitar o objeto de estudo para esta análise escolhemos dois caminhos para a realização da pesquisa. Primeiro realizamos uma breve revisão de literatura e em seguida foi feita uma pesquisa direta de campo. Segundo Minayo (2004) a revisão bibliográfica é construída com as várias fontes pesquisadas, sendo uma discussão entre os autores da qual resulta uma consideração final. J, a pesquisa é uma fase que é realizada após os estudos bibliográficos para que o pesquisador tenha um bom conhecimento sobre o assunto (MARCONI e LAKATOS, 1992). Sendo assim, utilizamos como referências norteadoras os conceitos de lazer segundo Dumazedier e Marcelino, por entender que ambos abrangem o estado da arte dessa temática. Nesse sentido a pesquisa de campo consistiu em um questionário avaliativo no qual o público-alvo foram os servidores terceirizados da Faculdade de Educação da UFBA. Desta forma concluímos que, apesar de a maior parte dos indivíduos analisados afirmarem vivenciar alguma atividade de lazer, eles possuem um conhecimento muito equivocado sobre a área o, além disso, não reconhecem como um direito garantido constitucionalmente. E como possíveis soluções para essa lógica, acreditamos que a saída seja pela sensibilização dos entes responsáveis pela modificação dessa realidade, propondo ações de políticas públicas de lazer, que atendam as necessidades básicas.

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