O Que é Olimpismo

Por: A. Melo Carvalho e José Manuel Constantino.

118 páginas. Horizonte. 1986

Send to Kindle


Sobre a Obra

Pequeno manual de iniciação que pretende divulgar os aspectos essenciais dos Jogos Olímpicos (género de ABC do Olímpismo), através de uma linguagem clara, simples e acessível, não demasiado tecnicista ou complexa. Pretende igualmente fornecer a informação indispensável para a compreensão generalizada do fenómeno olímpico, fazendo simultaneamente uma breve abordagem histórica e uma síntese sobre a evolução e transformações ocorridas ao nível da organização das várias edições dos jogos.

Este manual começa por descrever o nascimento dos Jogos Olímpicos, na Grécia Antiga, no século VIII a.c, os quais passaram a ser denominados Jogos Olímpicos da Antiguidade. A seguir, debruça-se sobre a origem e história dos Jogos Olímpicos da Era Moderna (de 1896 a 1984), focando, entre outros aspectos: a figura do fundador dos jogos, o barão Pierre de Coubertin; o ideal e o movimento olímpicos; as principais figuras e os grandes atletas dos Jogos Olímpicos; as modalidades desportivas do programa olímpico; a presença portuguesa nos Jogos Olímpicos.

A terminar, o manual inclui ainda um pequeno "dicionário olímpico", um género de glossário, com uma breve descrição do significado dos principais termos e palavras relacionadas com a temática dos Jogos Olímpicos, indiscutivelmente, o principal evento e acontecimento desportivo mundial que ocorre, de quatro em quatro anos, numa cidade dos cinco continentes.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.