O Que Pensam os Treinadores Portugueses da 1ª Liga Sobre a Importância da Intervenção Psicológica no Futebol Profissional?

Por: André Neves Barreiros, António Manuel Leal Ferreira Mendonça da Fonseca, Daniel Fernando Teixeira da Silva Duarte, Júlio Manuel Garganta da Silva e Pedro Fernandes de Freitas.

Motriz - v.17 - n.1 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O rendimento desportivo resulta da interligação de aspectos físicos, técnicos, tácticos e  psicológicos. Contudo, relativamente ao treino de Futebol constata-se que a componente psicológica é muito negligenciada. Neste estudo, procura-se conhecer as percepções de treinadores de alto rendimento  acerca de diferentes aspectos relacionados com a dimensão psicológica, nomeadamente as concepções  sobre o treino psicológico e a sua relação com o treino e o rendimento desportivo; o nível de preparação  dos treinadores para treinar as competências psicológicas; e a relevância de colaborar com um especialista  em psicologia do desporto. Com recurso a uma entrevista semi-estruturada, foram entrevistados quinze  treinadores da Primeira Liga de Futebol Portuguesa. Uma análise indutiva das entrevistas revelou que os  treinadores atribuem grande importância à componente psicológica e à colaboração com um especialista  em psicologia do desporto, até porque não se sentem preparados para desenvolver um treino sistemático  neste domínio.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/1980-6574.2011v17n1p128

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.