O Que Se Pode Aprender com a Mtv de Papel Sobre Juventude e Sexualidade Contemporâneas?

Por: Dagmar Estermann Meyer e Rosângela de F. R. Soares.

Revista Brasileira de Educação - ANPED - n.23 - 2003

Send to Kindle


Resumo

Fundamentando-se em pressupostos da teorização cultural contemporânea, o artigo problematiza um artefato cultural específico - a revista MTV, Music Television - para discutir possíveis relações entre educação, cultura de mídia, juventude e sexualidade. Essa revista é analisada, aqui, como fazendo parte de uma pedagogia cultural - o "mundo MTV" - que produz significados, ensina determinados comportamentos e os institui como sendo comportamentos juvenis adequados. Argumenta-se que problematizações como essas podem ser produtivas para se pensar como os artefatos culturais - revistas, programas de televisão e filmes, por exemplo - estão ajudando a constituir formas de ser e viver a sexualidade e a juventude, na contemporaneidade. Palavras-chave : estudos culturais; educação; mídia; sexualidade; juventude.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a09.pdf

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.