Resumo

Introdução

Estudos que busquem analisar a relação entre variáveis esportivas e imagem corporal são importantes, pois indicam se o âmbito esportivo competitivo influencia nos sentimentos direcionados ao corpo do atleta.

Objetivo

Analisar a relação de variáveis esportivas (regime de treinamento e nível competitivo) com a insatisfação direcionada à magreza e à muscularidade em atletas do sexo feminino.

Métodos

Participaram 180 atletas com idade superior a 12 anos, pertencentes à diversas modalidades esportivas. Utilizou-se o Body Shape Questionnaire (BSQ) para avaliar a insatisfação direcionada à magreza. A subescala de insatisfação da Drive for Muscularity Scale (DMS) foi utilizada para avaliar a insatisfação com a muscularidade. O regime de treinamento (frequência × horas diárias de treino) e o nível competitivo foram coletados por intermédio de questionário criado pelos próprios pesquisadores.

Resultados

Os achados indicaram relação estatisticamente significativa do regime de treinamento (F(1, 179)=4,01; p=0,047) e do nível competitivo (F(2, 178)=3,59; p=0,031) com os escores do BSQ. Ademais, os resultados apontaram relação estatisticamente significativa do regime de treinamento (F(1, 179)=4,01; p=0,047) e do nível competitivo (F(2, 178)=3,59; p=0,031) com os escores da subescala de insatisfação da DMS.

Conclusão

As variáveis esportivas (regime de treinamento e nível competitivo) estiveram relacionadas com a insatisfação direcionada à magreza e à insatisfação com a muscularidade, embora tenham demonstrado magnitudes diferentes. Nível de evidência III; Estudo Caso-Controle.

Acessar