O Relato de Idosos Sobre a Prática de Atividade Física e o Trabalho Durante o Período de Colonização do Município de Marechal Cândido Rondon - Pr.

Por: e .

Caderno de Educação Física e Esporte - v.9 - n.17 - 2010

Send to Kindle


Resumo

A oralidade através de relatos de histórias vivenciadas por indivíduos é uma das formas de resgatar informações que nem sempre estão presentes em documentos. Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar como foi caracterizada a atividade física e o trabalho durante o período de colonização do município de Marechal Cândido Rondon – PR. Para isto, recorreremos ao relato dos participantes de dois Grupos de Convivência de Idosos deste município, denominados “Amizade” e “Paz e Amor”. A pesquisa caracterizou como exploratória com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 16 sujeitos com faixa etária entre 60 e 78 anos, freqüentadores dos dois Grupos de Convivência de Idosos de Marechal Cândido Rondon – PR. Para obtenção dos dados, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com os idosos. A análise dos resultados foi realizada através da categorização das informações provenientes dos discursos dos participantes da pesquisa, confrontando com os referenciais teóricos específicos. Os resultados demonstraram que devido à valorização e a necessidade do trabalho, a prática de atividades físicas não relacionadas ao trabalho estiveram pouco freqüentes na vida dos sujeitos, principalmente pela necessidade de desenvolvimento da localidade no período de colonização do município.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/4501

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.