O Resgate de Brincadeiras Tradicionais Utilizando os Conteúdos Culturais do Lazer Para a Elaboração de Atividades de Uma Colônia de Férias em Ouro Preto (mg)

Por: .

XXV ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho relata a experiência de elaboração e execução da 16ª Colônia de Férias do Ouro Preto Tênis Clube (OPTC), realizada em Ouro Preto (MG), em 2013, que teve como tema a vivência e resgate de brincadeiras tradicionais. A brincadeira é um patrimônio cultural que influencia no desenvolvimento das crianças, uma vez que são sujeitos nessa ação: expondo,produzindo e reproduzindo sentimentos, emoções, desejos, valores, frustrações. Na modernidade as crianças têm vivenciado formas diversas de brincar, especialmente as proporcionadas por brinquedos e jogos eletrônicos. Considerando importante ampliar o repertório de brincadeiras das crianças, a maior disponibilidade de tempo delas durante as férias, e a oportunidade para vivenciar novas brincadeiras é que foi elaborado o planejamento dessa colônia de férias, implantando, nesse ano, a ênfase nas brincadeiras tradicionais, já que muitas delas estão se perdendo com o tempo e, consequentemente, tornando-se desconhecidas para as novas gerações.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.