Resumo

Priorizar o desenvolvimento da consciência moral dos alunos, durante os processos educativos, constitui ação valiosa para prevenir e minimizar os problemas da sociedade. A Educação Física (EF), nesse contexto, é uma disciplina importante na formação dos alunos, pois as constantes interações sociais em situações de competição, disputa e confronto, facilitam trabalhar a dimensão atitudinal na qual se situam os valores morais, contribuindo com a formação integral dos indivíduos. Esta pesquisa teve por foco o conceito de respeito, entendido como dever moral fundamental numa sociedade, e seu objetivo foi o de apreender de que maneira o respeito é percebido e manifestado nas relações humanas durante as aulas de EF. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de caráter etnográfico que utilizou como instrumentos: entrevistas semi-estruturadas, análise documental e caderno de campo. Foram registradas as idéias de 26 alunos do 3º ano do Ensino Médio, 06 funcionários, 01 coordenador pedagógico, 02 diretores e 07 professores de uma Unidade de Ensino pública, localizada no município de Guarulhos. De maneira geral, os discursos de professores, coordenador, diretores e funcionários mostraram coerência entre o que entendem por respeito e sua atuação profissional. As falas dos alunos revelaram que discussões sobre o conceito de respeito na escola superam as discussões em outros lugares, inclusive na própria família; porém, nem sempre essa discussão esteve acompanhada de uma relação dialógica. Evidenciou-se, também, a importância do professor de Educação Física em manter um olhar atento às situações de ensino-aprendizado no que se refere às relações interpessoais, como aceitação do erro, respeito aos menos habilidosos e a liberdade em participar das aulas.

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