Resumo

O presente artigo objetiva analisar o retorno dos patrocinadores do novo modelo do campeonato brasileiro de basquete, que passou a ser chamado de Novo Basquete Brasil (NBB) e das equipes participantes, na temporada realizada entre os meses de agosto de 2008 e agosto 2009, e na temporada cumprida no período de agosto de 2009 e agosto de 2010. Através da análise de dados obtidos na liga durante as duas temporadas será traçado um novo perfil do campeonato e o sucesso obtido com esse novo modelo de gestão do basquete brasileiro. Estes dados avaliaram o número de patrocinadores das equipes participantes, o número de patrocinadores do Novo Basquete Brasil, o público total nas partidas realizadas e a média de público obtida. Outro que também será analisado é o retorno financeiro obtido pelas equipes e pelo NBB, incluindo o lucro obtido pela venda de ingresso, pelo repasse de verba dos patrocinadores, pelo tempo reservado pela mídia nas transmissões de jogos e pelas matérias sobre a modalidade em programas de televisão, rádio, jornal e internet. Nesse estudo serão utilizados recursos como o uso de gráficos para comparação de desempenho.

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