Send to Kindle


Resumo

A educação física em seu contexto escolar pode contribuir positivamente na formação dos alunos, pois é nesta disciplina que muitos alunos se sentem mais motivados a discutir e refletir sobre conflitos relacionados à vida escolar ou em sociedade. Neste estudo tratamos o rúgbi explorando as atitudes e os valores que estão presentes neste esporte, considerados importantes para o desenvolvimento do aluno, tendo como abordagem metodológica as dimensões dos conteúdos desenvolvidas por Coll et al. (2000) e Zabala (1998). Desta forma, o objetivo deste estudo foi desenvolver o conteúdo de rúgbi enfatizando os valores atrelados a ele com alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Rio Claro/SP. Entre os valores estão à integridade, a paixão, a solidariedade, a disciplina e o respeito que serão desenvolvidos através de aulas conceituais e procedimentais sobre o rúgbi e seus os valores educacionais, aproveitando-se também das situações ao decorrer das aulas para as discussões. A pesquisa foi realizada durante 3 meses. A avaliação foi por meio da realização de um torneio organizado pelos alunos e pela pesquisadora para observar o que eles aprenderam em relação às dimensões dos conteúdos do rúgbi (Conceitual, Procedimental e Atitudinal) e por uma redação onde os alunos expressaram as experiências vivenciadas. Como resultado observamos a importância de trabalhar os valores educacionais na sociedade e a implementação do esporte educacional na escola como ferramenta motivacional. Com a contribuição desta pesquisa, espera-se que o rúgbi possa ser trabalhado nas escolas como um esporte educacional visando à formação do indivíduo e o desenvolvimento da cultura corporal dos alunos.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.