O Ser árbitro de Futebol e a Motivação: Investigação Centrada na Tecnologia do Google™ Docs

Por: Raphael Moura Rolim.

Psicologia do Esporte, Desenvolvimento Humano e Tecnologias: o Que e Como Estudar.

Send to Kindle


Resumo

A prática da arbitragem no futebol de alto rendimento produz sentidos significativos na vida do árbitro, pois ao mesmo tempo em que se sentem satisfeitos em realizar a atividade, são extremamente cobrados e exigidos jogo a jogo na difícil tarefa de não poder cometer erros. Os objetivos desta pesquisa se pautaram em investigar as razões pela escolha e as motivações para a permanência da atividade profissional de árbitros de futebol, além de investigar o estresse da função e o desejo pelo abandono da carreira. 
A pesquisa foi fundamentada em diferentes temáticas como a psicologia no esporte, a arbitragem no futebol, a motivação e o estresse ocupacional. Para alcançar os objetivos, foi aplicado um questionário on-line utilizando a ferramenta Google™ Docs, divulgado por meio da rede social Facebook®. O público alvo da pesquisa foram os árbitros federados no Brasil. Utilizando os grupos de árbitros de futebol profissional disponíveis no Facebook®, foi possível alcançar uma amostragem das 5 regiões brasileiras. 

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.