O Significado da Disciplina no Treinamento Esportivo: Conceitos de Treinadores de Basquetebol Masculino em Belo Horizonte.

Por: Leila Terezinha Machado de Brito.

252 páginas. 1993

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Resumo

Este estudo se propôs a investigar o modelo conceitual de disciplina no universo cultural dos treinadores de basquetebol masculino em Belo Horizonte, Minas Gerais, iniciando as investigações e discussões sobre o significado de disciplina no treinamento esportivo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório, baseada na aplicação de entrevistas e questionário visando: conhecer o conceito dos treinadores; identificar os valores, as normas e condutas veiculadas por este grupo; verificar se existe um perfil para o atleta disciplinado e o atleta indisciplinado; verificar quais as medidas adotadas pelos treinadores para trabalhar a disciplina e como estas medidas se diferenciam de acordo com as faixas etárias dos atletas; verificar quais os fatores que contribuem para a disciplina e para a indisciplina durante o treinamento; verificar se as formas de disciplina encontradas no treinamento esportivo são similares às formas de disciplina presentes na História da Educação. Estes objetivos foram plenamente alcançados. O quadro teórico de referência foi estruturado através de conceitos e investigações dentro da área de Educação. Assim, o presente estudo procurou se inteirar das recentes discussões e perspectivas sobre o tema "disciplina", para analisar e confrontar essas concepções com o modelo conceitual dos treinadores. O marco teórico capaz de sustentar a investigação foi o estrutural-funcionalismo, uma vez que a intenção era a de conhecer a estrutura e a função da disciplina no treinamento esportivo. O esboço de um quadro referencial histórico do que representa a estrutura social da prática do basquetebol em Belo Horizonte, mostrou que o basquetebol sempre se constituiu, em nossa cidade, como um espaço de esporte elitizado, praticado por segmentos sociais que possuem status sócio-econômico-cultural privilegiado. O modelo conceitual de disciplina dos treinadores aparece como um processo social amplo, que não pode ser considerado como uma cultura genuína dos treinadores. Na verdade, este modelo está associado tanto à visão de disciplina da Escola Tradicional, quanto às tendências higienista, militarista, pedagogicista e competitivista que nortearam o ensino da Educação Física no Brasil. Dentro da perspectiva autoritária de disciplina que pôde ser constatada, existe o vínculo com o modo com que as relações sociais sempre se deram em nosso país. Relações hierárquicas de mando, onde o autoritarismo se inscreve como um traço marcante da cultura brasileira. Neste sentido, pôde ser detectado um conflito nos treinadores. Existe um discurso liberal que choca-se com a postura nitidamente autoritária em que os treinadores se apoiam para a obtenção da disciplina. O significado de disciplina no treinamento esportivo apareceu associado tanto ao sentido intelectual - como apreensão de conhecimentos - quanto ao sentido moral. Contudo, o sentido moral - obediência às normas e aos rituais estabelecidos - surgiu como a principal finalidade do trabalho com a disciplina no treinamento esportivo, visando a obtenção do rendimento.

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