O Significado dos Espaços Públicos de Lazer no Cotidiano dos Indivíduos

Por: Ana Raquel Mendes dos Santos, Bruno Medeiros Roldão de Araújo, Clara Maria Silvestre M. de Freita e Emília Amélia Pinto Costa da Silva.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Identificar e compreender o significado dos espaços públicos de lazer no cotidiano dos seus frequentadores.

Métodos e resultados:
Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva de campo. Os espaços selecionados foram: o Parque da Jaqueira e o Calçadão de Boa Viagem situados na cidade do Recife/PE/Brasil, participando da pesquisa 80 usuários, com média de idade de 40,85 anos, que responderam um roteiro de entrevista semi-estruturado. Os resultados de cunho subjetivo foram submetidos ao software AQUAD 6, em seguida categorizadas a partir da Análise de Conteúdo e, organizadas em diagramas através do software GoDiagram Express. As questões objetivas foram analisadas com auxílio do programa SPSS v.10. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade de Pernambuco com o registro 022/11. Os resultados indicaram que os espaços públicos de lazer são significativos, por possibilitar socialização, promoção da saúde e opções para práticas de atividades físicas e de lazer. Além disso, os entrevistados alegaram que esses espaços são significativos por ocasionar mudanças de ordem emocional, identificando alterações positivas no cotidiano, como tranquilidade, bem estar e liberdade. E, mudanças corporais, relacionadas a disposição, melhorias física e de saúde.

Conclusão:
Os espaços de lazer para os seus frequentadores, revestem-se de singularidades visto que possuem um significado a partir das melhorias que proporcionam no cotidiano dos indivíduos, bem como às relações sociais e promoção da saúde. Além disso, ocasionam mudanças emocionais e corporais, contribuindo nos aspectos individuais e coletivos, no cotidiano e no estilo de vida saudável dos seus usuários.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.