O Sistema Confef/cref e a Reestruturação Curricular dos Cursos Superiores de Educação Física: a Formação do Profissional (neo)liberal

Por: Danielle Sampaio Albuquerque, , Marcel Lima Cunha, Niágara Vieira Cunha e Valmir Arruda de Sousa Neto.

XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE

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Resumo

Nesse estudo, pretendemos expor a tese da regulamentação da profissão de Educação Física aprovada através da lei 9.696/98, responsável pela criação do Sistema CONFEF/CREF1 , considerada como um complexo determinante para a constituição do professor de Educação Física enquanto um profissional liberal. Para tanto, apontamos em nossa análise os nexos causais presentes no processo de regulamentação da profissão de Educação Física, que determinam a adequação desses profissionais às novas mediações exigidas pelo modelo de acumulação flexível, em um contexto de avanço das políticas neoliberais que acirram o processo de extração da mais-valia do trabalho assalariado, políticas essas determinadas pelos ditames do capital em crise. Palavras chaves: Regulamentação da profissão; educação física e formação profissional

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