Integra

         Muitas pessoas gostam de se exercitar ouvindo música, não é mesmo? Se dermos uma passada em qualquer parque por volta das 18 horas, veremos pessoas caminhando e praticando a corrida, e quase todas com seus fones de ouvido. Certamente, ouvir música durante o exercício é extremamente relaxante e motivador. No entanto, você sabia que há muitos estudos na área de Educação Física e Esporte que se preocupam com informações sensoriais que são oferecidas aos praticantes durante o exercício?

             Um estudo muito interessante foi publicado em 2017 no Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy por dois cientistas americanos ratificou a importância de se ouvir correndo para reduzir os impactos da corrida. A ideia foi muito interessante. Foi solicitado a corredores recreacionais que corressem em uma esteira a uma velocidade selecionada pelo próprio participante. Os cientistas acoplaram um medidor de volume de som à esteira, que fornecia informações em tempo real aos participantes sobre o som de sua corrida. Em seguida, foi solicitado ao corredor que ele tentasse reduzir o som da sua corrida, buscando estratégias próprias, durante 15 minutos. Os resultados da pesquisa mostraram que, com esta recomendação, os corredores foram capazes de reduzir significativamente o impacto de sua corrida.

             Outra pesquisa semelhante foi publicada por um dos principais pesquisadores do mundo na área de biomecânica do esporte, o Prof. Joseph Hamill da Universidade de Massachusetts. Enquanto os participantes também corriam em esteira a uma velocidade confortável, um projetor posicionado à frente da esteira mostrava a posição da cabeça do corredor. Os pesquisadores então desenharam um quadrado de aproximadamente 1 m2 e solicitaram aos corredores que estabilizassem a cabeça durante a corrida de modo que a posição da mesma não saísse do quadrado desenhado. Em outras palavras, os pesquisadores queriam ver se o fato de estabilizar a cabeça durante a corrida, seria um fator importante para reduzir os impactos da corrida. Os resultados foram muito interessantes, e mostraram que os picos de impacto na corrida, tanto para membros inferiores quanto para as partes superiores do tronco, são reduzidos quando o feedback visual foi apresentado e solicitado ao participante que estabilizasse a cabeça durante o exercício. Estes estudos nos mostram a importância de estarmos atentos às informações sensoriais durante a prática de exercícios físicos. Nosso corpo pode muitas vezes nos fornecer dicas sobre a demanda de uma determinada atividade.

Você deve estar se perguntando agora: professor, devo deixar de ouvir música, portanto, enquanto pratico minha corrida ou caminhada? De maneira alguma! A música tem se mostrado um elemento essencial para atribuir prazer à prática de exercícios físicos e pode ser um fator motivacional importante. A dica que damos é que é possível e necessário fazer os dois: ouvir seu som preferido, e também prestar atenção em seu corpo. Se ao praticar a corrida, por exemplo, você se queixa de dores, tente por alguns minutos desligar o som, ouvir o barulho de suas passadas e tente reduzi-lo. Outra estratégia é tentar não deixar o som da música tão alto, a ponto de conseguir ouvir o som da sua corrida. Desta forma, você conseguirá ouvir não só sua canção favorita, mas também as mensagens do seu corpo!