O Stress Ocupacional Entre os Profissionais de Saúde e de Educação: Um Ensaio Sobre os Fatores Determinantes e o Impacto na Saúde Pública e no âmbito Sócioeconômico

Por: Ana Cristina Rodrigues Mendes e Helio José Bastos Carneiro de Campos.

Revista Baiana de Educação Física - v.7 - n.2 - 2006

Send to Kindle


Resumo

Os profissionais mais atingidos pelo stress são, em geral, aqueles que atuam no atendimento, cuidado e assistência a outros. Alguns estudos evidenciam um expressivo número de trabalhadores docentes e profissionais de saúde portadores de distúrbios emocionais e físicos decorrentes do stress ocupacional. Este artigo tem o objetivo de refletir sobre as causas determinantes do stress entre estes profissionais, buscando analisar o conjunto de fatores interferentes e os riscos de desenvolvimento de doenças ocupacionais. Pretende ainda, enfatizar alguns aspectos relacionados aos impactos sociais e econômicos decorrentes do stress ocupacional, como problema de saúde pública, bem como identificar ações e estratégias que as organizações podem adotar para reduzir o stress no ambiente de trabalho.

 

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.