O Subprojeto de Educação Física Pibid da Ufrb: Balanço e Avaliação

Por: José Arlen Beltrão.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

As três últimas décadas foram marcadas por um avanço significativo da produção científica no campo da Educação Física. A Educação Física escolar recebeu atenção de vários pesquisadores que se dedicaram na construção de bases teóricas que pudessem romper com o paradigma vigente até a década de 80 do século XX (COLETIVO DE AUTORES, 1992; KUNZ, 2004). No entanto, as mudanças na prática pedagógica dos professores não acompanharam na mesma dinamicidade a produção científica.
As dificuldades de desenvolver as aulas a partir da produção teórico-metodológica da área remetem a questionamentos sobre a formação dos professores de Educação Física. Apesar de estarmos cientes que as mudanças não dependem apenas da formação de seus professores, entendemos que uma formação qualificada reduz a distância estabelecida entre a produção científica e o cotidiano das escolas.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, é um projeto desenvolvido por Universidades em parceira com a CAPES, que visa qualificar a formação inicial dos licenciandos, promovendo a inserção destes, desde o início da formação acadêmica, no contexto escolar para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da Universidade e um professor da Escola.
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, aprovou em 2012 a inclusão de um subprojeto em Educação Física em seu projeto institucional PIBID, para ser desenvolvido em duas escolas do ensino médio da cidade de Amargosa/BA. 

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5730

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.