O Surfe no Contexto do Desenvolvimento Sustentável: Estudo de Caso na Ilha de Santa Catarina, Brasil, no Período de 1995 a 2005

Por: João Manoel Ribeiro Flexa.

111 páginas. 2007 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho constitui um estudo de caso sobre as interfaces entre a prática do surfe e o processo de desenvolvimento turístico urbano da região centro-leste da Ilha de Santa Catarina, no período de 1995 a 2005 compreendendo o bairro da Lagoa da Conceição, a Praia Mole, a Praia da Joaquina e adjacências. Especificamente, tratou-se de identificar e analisar as ações de setores do poder público, as implicações sócio-ambientais da indústria do surfe e a participação das associações de surfe no sistema de gestão dos recursos costeiros. Conclui-se que, no momento, a opção pela exploração das condições naturais favoráveis à prática do surfe e da sua imagem revestidas pelo apelo de responsabilidade ecológica como estratégia de desenvolvimento local sustentável, apresenta um caráter ambíguo. Contribui para a reprodução da lógica condicionadora dos processos de degradação sócio-ambiental. Ao mesmo tempo, gera espaços para o fortalecimento de novos atores sociais, caracterizados por atuações que objetivam a adoção de políticas alternativas de gerenciamento que, em alguns momentos, sinalizam identificar-se com a tradição do ecodesenvolvimento. Sendo assim, enfatiza-se que há a necessidade de novas investigações e da reprodução de experiências bem sucedidas, que permitam uma melhor exploração das potencialidades oferecidas pela prática do surfe e pelas atividades que surgem à sua volta, enquanto possíveis vetores de desenvolvimento local sustentável. 

Endereço: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88463

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.