O Surgimento e o Papel do Halterofilismo no Paraná: Memórias de Uma Atléta da Vanguarda de Curitiba

Por: Bruno Tetsuya Dói, Danielle Pereira Bento, Ernani Luiz Hoenig, Fernanda Carolina Pawlowski, Fernando Milczewski, Grayce Anne da Rocha Fontana e Vanessa de Fátima Poletto.

X Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança/ II Congresso Latinoamericano de História de la Educación Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar alguns aspectos sociais sobre o halterofilismo da vanguarda curitibana e qual a influência dos mesmos no atual cenário dos fisiculturistas e academias da cidade. Através de depoimentos de um dos precursores do halterofilismo no Paraná, o Sr. Arthur Theófilo de Castro, ex-atleta e um dos proprietários dos antigos “ginásios” Hércules e Apolo. Nosso colaborador nos forneceu material para a pesquisa e contou também um pouco da história do surgimento do halterofilismo no Paraná. Desta maneira foi possível uma melhor compreensão da problemática que envolve a estética e o culto ao corpo, na época da vanguarda e nos tempos atuais.
 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.