Resumo

O presente estudo oferece uma análise do papel de agente social do técnico que atua em escolinhas de futebol do Rio de Janeiro. Apresenta um breve histórico do futebol no Brasil, com o objetivo de permitir uma visão de sua evolução e das transformações verificadas nessa modalidade desportiva, as quais demonstram que ele, lentamente, deixou de orientar-se pelo poder de violência para valorizar a integração efetiva das equipes. Na seqüência, delineia um quadro a respeito da formação técnica do jogador de futebol, ontem e hoje, bem como de sua formação social, no passado e no presente. Estas exposições abrem espaço para melhor compreender por que, na atualidade, as escolinhas de futebol t6em um papel a cumprir para além da mera formação de jogadores, bem assim que o técnico que nelas atua, embora não possa prescindir de conhecimentos específicos nesse âmbito, deve ser detentor de sólida base pedagógica e didática, para poder funcionar como verdadeiro agente social. Com o intuito de verificar se, realmente, é nesse sentido que vêm atuando os técnicos das escolinhas de futebol do rio de Janeiro, foram realizadas entrevistas com alguns deles, tendo-se constatado que, apesar das muitas dificuldades por eles encontradas, têm os mesmos procurando dar o melhor de si para promover a formação integral da criança e do adolescente por quem respondem.

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