O Tempo Livre dos Voluntários da Pastoral da Criança no Bairro Hermans Moraes de Barros, em Maringá-PR: Relações entre Trabalho e Lazer

Por: Aline Fabiane Barbieri, Anderson Gerim Rowiecki, Jeferson Diogo de Andrade Garcia, João Paulo Malagutti e .

Licere - v.15 - n.4 - 2012

Send to Kindle


Resumo


Nesse estudo buscamos analisar o tempo livre dos indivíduos que realizam trabalho voluntário na Pastoral da Criança em um bairro da cidade de Maringá-PR. Para a realização deste estudo, tivemos como pressuposto teórico-metodológico o materialismo histórico, fundamentado por Karl Marx e Friedrich Engels. O contato com os indivíduos foi realizado por meio de entrevista semiestruturada. Após as análises, concluímos que há um sentido de obrigação e responsabilidade para com as atividades da Pastoral da Criança, apesar de os indivíduos caracterizarem essa ocupação como uma atividade prazerosa. Também foi possível identificar nos sujeitos analisados a conformação social e falta de conhecimento sobre a organicidade do capital perante a situação que encontram no trabalho voluntário.

 

Endereço: http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/pdf/licereV15N04_a4.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.