Integra

Esse trabalho foi desenvolvido no ano de 2008 como conteúdo curricular no terceiro trimestre, junto aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Pedro II - Unidade Tijuca II, na condição de professor substituto. Ele surgiu a partir do planejamento participativo e teve por objetivo apresentar, discutir, ressignificar e vivenciar todo o processo histórico evolutivo do tênis, refletindo sobre seu contexto sócio-cultural. Ao término verificamos a ampliação no repertório dos educandos, envolvendo as diferentes dimensões desse conteúdo, além disso, a vivência da história do tênis e o confronto com sua perspectiva contemporânea proporcionaram aos alunos uma aprendizagem reflexiva, autônoma e significativa. Este trabalho apresenta as possibilidades de ampliação dos conteúdos das de Educação Física, mas que ao longo de algumas décadas estabeleceu como área de produção e reprodução de conhecimento e que historicamente apresentou-se numa relação de poder. E o Colégio Pedro II não está longe da concepção tradicional da Educação Física Escolar, que apesar de alguns avanços, como apresentaremos, abaixo, na proposta pedagógica. Portanto, diante da necessidade de avanço sobre a concepção tradicional da Educação Física Escolar, a qual presenciamos ao longo de algumas décadas, vislumbramos a possibilidades de discutir, reflexão e ação sobre essa área do conhecimento (ou disciplina) na busca constante de implementar uma prática pedagógica numa perspectiva crítica, reflexiva e emancipada, como uma área que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento formando o cidadão emancipado capaz de produzi-la e transformá-la. Nessa perspectiva, a organização dos conteúdos, é uma das possibilidades. A concepção desse trabalho surgiu a partir do Planejamento Participativo, ocorrido no inicio do 1º semestre letivo de 2008. Aos alunos foi oferecida a oportunidade de escolher dentro do elemento cultural esporte, qual (is) modalidade(s) gostaria de ter contato durante o ano. Uma dessas escolhas foi o Tênis. Diante disso, de acordo com Galvão; Rodrigues, Mota e Silva (2005) a concepção do esporte como um elemento da cultura corporal e a objetivação da inclusão do aluno nesse universo nos remetem à necessidade de um tratamento didático e pedagógico e foi isso o que aconteceu durante o desenvolvimento das aulas.