O Torcedor Como Produtor: Por Uma Abordagem Comunicacional das Culturas Esportivas

Por: Ana Carolina Vimieiro.

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho tem dois objetivos: 1) estabelecer um diálogo entre correntes de estudos que se dedicam a fenômenos semelhantes, mas que historicamente se desenvolveram atreladas a disciplinas distintas: estudos sobre torcedores e sobre fãs de cultura pop; e 2) propor uma abordagem para os estudos do futebol que seja capaz de incluir aspectos já correntes nos estudos de cultura pop e que possibilitariam a compreensão das práticas de torcedores no atual contexto midiático. O argumento aqui é que a proximidade dos estudos de cultura pop da comunicação e dos estudos culturais possibilitou que estes fossem mais porosos aos desenvolvimentos dos estudos de recepção do que as pesquisas sobre torcedores, historicamente mais atreladas à sociologia, psicologia e antropologia. Consequentemente, a noção do fã como produtor ainda precisa ser incorporada nos estudos sobre torcedores.

Endereço: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.