Resumo

O presente trabalho relata uma experiência pedagógica com um grupo de teatro no desenvolvimento de um processo para a preparação do ator, dividido nas seguintes etapas: vivências corporais, jogos e técnicas teatrais.A partir da convivência com os sujeitos, atores amadores de uma companhia teatral, aplicamos dinâmicas e atividades, baseadas em metodologias de diretores e pesquisadores teatrais, além de terapeutas corporais. Os resultados obtidos levaram-nos a pensar a preparação do ator como um processo pedagógico onde as vivências, os jogos e as técnicas formam um todo, auxiliando o sujeito na sua formação pessoal e em uma melhor articulação dos elementos artísticos próprios da arte teatral (presença cênica, construção de ações vocais e corporais e criação de personagens). Ao final do percurso constatamos que é preciso criar uma cultura de preparação para o ator que, muitas vezes, se forma no próprio desempenho da função, ou seja nos ensaios e apresentações dos espetáculos. Reconhecemos esse projeto como uma experiência pertinente, rica em informações e conhecimentos, e percebemos que as atividades aplicadas oferecem caminhos para a elaboração de um processo de preparação do ator. Os dados obtidos apontam processos embrionários de autoconhecimento, conscientização, sugerindo que uma preparação para atores pensada a partir das etapas de vivências corporais, jogos e técnicas pode evitar lesões corporais e possibilitar ao ator uma maior propriedade sobre o seu trabalho criativo. Falar de resultados nesse momento não é possível, pois sabemos que um processo de transformação é demorado; muitas vezes algo descoberto ecoa em nós durante anos até que se torne consciente. Temos sim a certeza de nosso encontro com o grupo pesquisado trouxe uma outra consciência para os sujeitos sobre as formas de fazer o trabalho do ator. Para nós, ofereceu-se como uma oportunidade de repensarmos o papel de educador no processo de formação do ator.

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