Resumo

Nesta pesquisa de doutorado, nós analisamos o “trabalho curricular” dos professores de educação física. O trabalho curricular é o conjunto dos processos de interpretação, de adaptação e de transformação do currículo prescrito pelos professores para torná-lo ensinável aos alunos (Tardif e Lessard, 1999). Em 2012, houve a implementação do currículo municipal de educação física (CMEF) para as escolas municipais de Cuiabá (Moreira, 2012), no estado de Mato Grosso, no Brasil. Porém, nós sabíamos muito pouco sobre como os professores o integravam em seu ensino em sala de aula. Neste sentido, nossa questão de pesquisa é: como os professores interpretam e transformam o currículo prescrito em sala de aula? Dito de outra forma, como eles realizam o trabalho curricular? Em relação à nosso quadro teórico, ele se apoia na sociologia do trabalho docente e na ergonomia francesa, mais especificamente na abordagem da clínica da atividade. Nossa pesquisa é mista, mas com um acento mais forte na perspectiva qualitativa. Além disto, o estudo pode ser classificado como uma pesquisa-intervenção segundo a abordagem históricodesenvolvimentista. Na primeira fase, nós administramos um questionário para 73 professores para conhecer as suas percepções em relação ao CMEF e ao programa de formação continuada que foi oferecido para apoiar a implantação do currículo. Na segunda fase, nós realizamos um estudo multi-casos com quatro professores, três mulheres e um homem, sendo que dois eram iniciantes (P1 e P2) e dois eram experientes (P3 e P4). Nós consultamos documentos (o currículo prescrito, os projetos pedagógicos das escolas, os planejamentos dos professores), nós fizemos entrevistas semi-dirigidas no início da pesquisa e no fim do ano escolar de 2015. Além disto, nós observamos e filmamos as aulas durante um período de dois meses. Em seguida, nós aplicamos o método da autoconfrontação simples e cruzada (Clot, 2008), onde nós pudemos aceder aos pontos de vista sobre as atividades em sala de aula dos professores participantes do estudo multi-casos. Entre os principais resultados de nossa pesquisa, nós podemos destacar que: a percepção geral em relação ao CMEF é positiva, para 82,19% dos professores, é vantajoso ensinar conforme o CMEF. Em relação ao uso do CMEF, quase 80% dos professores utilizam sempre ou quase sempre para fazer seus planejamentos anuais, 76,72% fazem uso para planejar suas lições, e 72,61% o utilizam adaptando-o. No que se trata dos aspectos que entravam a implementação do CMEF, a falta de material pedagógico (41,1%) e as instalações inadequadas (34,25%) são os fatores que mais dificultam a implantação do currículo. Em relação à formação continuada, 74% ix dos professores estimam que ela oferece apoio suficiente para a implantação do CMEF e que ela é funcional para quase 90% dos professores. Em relação aos resultados do estudo multi-casos, nós destacamos que: os professores utilizem o CMEF para fazer seus planejamentos anuais, de meio e curto tempo, mas eles o interpretam, o adaptam e o transformam em classe com seus alunos, cada um de sua maneira e segundo seus conhecimentos da matéria, do currículo e dos alunos, dos recursos e dos espações disponíveis, mas os transformando e os adaptando também.. Em resumo, os fatores contextuais e pessoais do trabalho curricular influenciam a adaptação do currículo. Além disto, nosso estudo mostrou que os professores são interpretes, autores, atores e construtores do currículo de educação física ensinado em classe e os alunos são co-autores das lições com seus professores.
 

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