Resumo

Neste artigo realizamos uma avaliação para saber o estado da situação atual da gestão desportiva e da indústria de golfe. Pretendemos identificar a relevância da presença da figura do gestor dos campos de golfe para a comunidade científica.

Procuramos na base de dados científica Scopus todos os artigos relacionados com a figura do gestor nos itens da indústria de golfe. O estudo avalia o papel do gestor no golf em função dos artigos relacionados com o seu trabalho profissional, de acordo com os parágrafos da sua área de competência.

A análise foi feita a partir de textos académicos e pesquisas encontrados no período de 15 de dezembro de 2012 até juno de 2013, com uma revisão subsequente, até Janeiro de 2014. Durante este período foram encontrados 5632 artigos, desde 1859 até 2013. Na revisão da investigação sobre o papel do gestor e os elementos com os quais se relaciona no mundo do golfe identificamos 654 artigos. Elaboramos uma classificação dos 4 grupos temáticos que estão intimamente relacionados com o gestor. Dentro desta relação (gestor-campo de golf), os estudos destacam o papel do gestor dentro do golf como indústria e o golfe como um negócio. Detetar todas as informações e comunicá-las ao gestor é relevante para a melhoria do seu trabalho.

Acessar