Resumo

Este estudo tem como intuito analisar as condições de trabalho de professores de educação física de escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro, possuindo como pano de fundo um contexto de reestruturação do trabalho pedagógico em face das mudanças ocorridas no mundo trabalho e com base nas políticas educacionais que elas determinaram. Parte-se do pressuposto que esse cenário influencia o processo de precarização do trabalho docente e na alteração de suas identidades profissionais. Como fundamentação teórica utilizou-se o referencial marxista por entender que este proporciona a compreensão de que o cotidiano escolar e o trabalho docente constituem-se pela síntese de múltiplas relações e determinações, contextualizando a categoria trabalho na sociedade capitalista. Entrevistaram-se seis professores de educação física com o intento de exemplificar as diversas maneiras de precarização pelas quais lidam os professores desta rede de ensino, onde pode-se chegar a apontamentos de que os professores de educação física das escolas investigadas convivem com algumas formas de precarização em seus cotidianos escolares e que muitas estão relacionadas, principalmente, à falta de compromisso do governo estadual para com o sistema educacional.

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