O Trabalho Docente na Produção Acadêmica da Educação Física Brasileira: Um Olhar Para as Teses e Dissertações dos Programas de Pós-graduação em Educação Física

Por: Idayany Araújo Cardoso de Almeida.

218 páginas. 2018 30/08/2018

Send to Kindle


Resumo

Esta investigação tem por temática as concepções de trabalho docente nas teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física do Brasil, e está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa Sociedade, Cultura e Formação Humana, na linha de pesquisa Formação Humana e Fundamentos da Educação. O objetivo geral dessa pesquisa foi de identificar e analisar criticamente a caracterização do trabalho docente e seus fundamentos teóricos-filosóficos na produção científica dos Programas de Pós-graduação em Educação Física do Brasil. Os objetivos específicos foram: a) levantar, compilar e fichar as teses e dissertações que versam sobre o trabalho docente nos Programas de Pós-Graduação em Educação Física; b) investigar a produção científica com intuito de entender os interesses dos autores; as temáticas e problemáticas mais tratadas, vinculação geográfica e institucional da área, orientadores, distribuição temporal e financiamento dessa produção e principais contribuições; c) identificar e analisar os principais padrões de referência dos autores que fundamentam o referencial teórico da produção científica analisada; d) compreender os delineamentos, as mediações e as contradições que permeiam o trabalho docente contemporâneo na Universidade, sua articulação com a produção do conhecimento e as políticas de Pós-Graduação brasileira; e) analisar a concepção de trabalho docente nas teses e dissertações e seus possíveis desdobramentos. O problema de pesquisa foi assim formulado: como é caracterizado o trabalho docente e os fundamentos teóricos que o orientam na produção científica de teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física do Brasil? A abordagem da pesquisa é qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos a análise bibliográfica/documental visando a identificação e análise crítica da produção científica de 6 teses e 19 dissertações que versavam sobre a temática trabalho docente. Da análise dos dados empíricos emergiram duas categorias: as concepções pós-críticas de trabalho docente e as concepções críticas de trabalho docente. Conclui-se que com o levantar do neoliberalismo, com a reestruturação produtiva e com as tendências denominadas pós-modernas surge a epistemologia da prática no contexto do trabalho docente, e isso se manifesta na produção científica da Educação Física, com 19 investigações que se caracterizam a partir do movimento do “professor reflexivo”. Em contrapartida tem-se 6 investigações apoiadas na concepção crítica de trabalho docente em que busca-se o desenvolvimento da práxis enquanto ação transformadora, articulada ao conhecimento científico, a fim de consolidar e fortalecer o sentido histórico da ação educativa.

Endereço: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8849

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.