Resumo

Buscamos aqui relatar o trabalho realizado na disciplina “Prática Interdisciplinar V”, disciplina que consta no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus de Parintins (DUARTE et al., 2009), onde efetivamos a ementa proposta para a disciplina, respeitando também o princípio constitucional de associação entre ensino e extensão universitários.Trabalhamos com o conceito ampliado de sala de aula, enfatizando a importância do diálogo entre os conteúdos trabalhados e a realidade, apresentada em sua complexidade cotidiana (FÓRUM, s/d). Entendemos a importância do contato com a realidade de trabalho na formação acadêmica, que no caso dos cursos de licenciatura refere-se à necessidade do fortalecimento do diálogo Universidade-Escola (TAFFAREL, 2007), de forma que o licenciando construa conhecimento significativo, porque oriundo na experiência prática com a realidade de sua profissão, possibilitando assim o confronto e validação do conhecimento teórico trabalhado em sala de aula frente à prática profissional, realizada de maneira orientada.O trabalho partiu da indicação da ementa da disciplina “Prática Interdisciplinar V” do Curso do Curso de Licenciatura em Educação Física (ICSEZ/UFAM) que corresponde no currículo do curso, à carga horária referente às “práticas como componente curricular” (BRASIL, 2002) e estabelece, além da necessária vinculação entre teoria e prática, a aproximação com a temática de gênero nas aulas de Educação Física Escolar

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