Resumo

Este estudo objetivou analisar o trabalho pedagógico de professores de educação física da Catalunha/Espanha referente ao conhecimento dos jogos tradicionais, compreendidos como manifestações da cultura corporal historicamente construídas. Para tanto, realizamos trabalho de campo e lançamos mão de entrevistas semiestruturadas, realizadas com cinco professores de escolas de ensino fundamental das cidades de Lleida e Tarragona. Identificamos que há dois diferentes objetivos quanto ao trabalho pedagógico com jogos tradicionais, os quais podem ser classificados em: recurso para atingir objetivos de outros conteúdos ou como conteúdos com fim em si mesmo. Ao serem trabalhados como conteúdo com fim em si mesmo, identificamos diferentes técnicas para a abordagem do jogo tradicional nas aulas, tais como: busca de jogos com pessoas do entorno, fontes históricas, intercâmbio entre escolas, festividades, selos de correio. A pesquisa buscou contribuir para a superação do conteúdo esporte como hegemônico na Educação Física escolar, considerando as diversificadas manifestações da cultura corporal de igual importância para o desenvolvimento humano dos alunos.

Arquivo