O Treinador em Números: Pep Guardiola na Uefa Champions League

Por: Cesar Vieira Marques Filho, Felipe Aguiar Melo, , Leilane Alves de Lima, Otavio Baggiotto Bettega e Yura Yuka Sato dos Santos.

Corpoconsciência - v.22 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Pep Guardiola é um dos treinadores mais premiados do futebol profissional. Na UEFA Champions League, um dos campeonatos mais competitivos do mundo, o treinador obteve 53 vitórias em 88 jogos, entre 2008 e 2016. Neste Sentido, objetivo foi analisar os indicadores de desempenho em 88 jogos das equipes deste treinador na UEFA Champions League, entre 2008 e 2016, e compará-los com as equipes adversárias. Utilizou-se a estatística descritiva para análise dos dados, o teste Kolmogorov-Smirnov para verificar a normalidade dos dados e o Teste T de amostras independentes para comparar as médias dos indicadores de desempenho das equipes. As equipes de Pep Guardiola superaram seus adversários em manutenção da posse de bola, finalizações e gols, além de cometerem menos faltas e receberem menos cartões amarelos e vermelhos. Esses indicadores podem estar associados ao princípio do Pressing, auxiliando suas equipes a obterem resultados positivos.

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/6063

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.