Resumo

Objetivos:
O objetivo principal deste estudo, foi examinar os conhecimentos pedagógicos mobilizados por treinadores de jovens para o ensino ou treino de basquetebol e identificar o modelo de ensino desses treinadores.

Métodos :
Adotou-se o método de pesquisa qualitativo, desenvolvido através de estudos de casos múltiplos. Participaram do estudo quatro professores de Educação Física, com atuação no treino de jovens jogadores de basquetebol no Estado de Santa Catarina - Brasil, com experiência de prática profissional superior a dez anos, disponibilidade e motivação para participar e reconhecida competência profissional na formação de jovens, pelos seus pares. Os instrumentos de obtenção dos dados foram: a) entrevistas semi-estruturadas; b) observação sistemática das sessões; c) análise de documentos e anotações pessoais; d) procedimentos de estimulação de memória. Os resultados mostram que os sujeitos utilizaram tipos de tarefas de ensino analíticas, sintéticas e globais, apoiadas por modos de intervenção pedagógica ou feedback pedagógico, do tipo prescritivo, descritivo e interrogativo para implementar suas concepções de ensino,

Conclusão:
A partir dos resultados, verificou-se que os sujeitos investigados possuem modelos de ensino distintos, com formas de progressão de conteúdos que privilegiavam o ensino da técnica, da tática e o pensamento estratégico dos seus jogadores.