O Uso do Centro Articular do Quadril e do Centro de Gravidade da Cabeça Como Referência na Estimativa de Parâmetros Cinemáticos da Performance em Corridas de Velocidade

Por: Carlos Bolli Mota, Clarissa Stefani Teixeira, Ivon Chagas da Rocha Junior e Juliano Dal Pupo.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.17 - n.4 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi comparar a velocidade e o deslocamento do centro de gravidade global (CGG) com as centro de gravidade da cabeça (CGC) e do centro articular do quadril (CAQ), durante um passo em corridas de velocidade. A partir disso, determinar se tais pontos podem ser utilizados como indicadores de parâmetros da performance nos estudos envolvendo a cinemática das corridas. Métodos: Participaram deste estudo 8 sujeitos do sexo masculino, com idade média de 12,5 ± 0,66 anos e estatura média de 163,00 ± 5,40 cm. Realizou-se uma análise cinemática da corrida, utilizando-se o método de videografia tridimensional, com quatro câmeras de vídeo do sistema de análise do movimento Peak Motus, operando na freqüência de 180 Hz. As variáveis analisadas foram deslocamento, velocidade média e velocidade instantânea horizontal do CGG, CGC e CAQ referentes a um passo. Resultados: Os resultados encontrados mostraram não haver diferenças significativas na velocidade média e amplitude de deslocamento entre os três pontos analisados. Em relação à velocidade instantânea analisada em todo passo, não verificou-se diferenças significativas, porém, as variações na curva de velocidade do CAQ não ocorreram na mesma escala de tempo quando comparado com os demais pontos. Conclusão: Concluiu-se assim que, tanto o CGG, assim como o CGC e CAQ, podem ser utilizados para descrever parâmetros cinemáticos da corrida, quando o objetivo da análise referir-se a deslocamentos e velocidade média de um passo. Em relação à descrição da velocidade instantânea do atleta nas diferentes fases do passo, o uso do CGG e CGC parecem ser os mais adequados a serem utilizados.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/1024

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.