Resumo

INTRODUÇÃO 

Em uma era de virada paradigmática o ensino superior tem deflagrado a superação do tecnicismo e mecanização do ensino, para aderir uma horizontalidade das relações de ensinoaprendizagem em sala de aula, a inserir os discentes como participantes do processo, atores em construção de saberes e corresponsáveis por ele. As metodologias ativas atuam, na formação de Profissionais de Educação Física (EF), como ferramentas essenciais para o bom funcionamento, rendimento e desenvolvimento das aulas, aumentando os níveis de aprendizagem sendo essenciais tanto nos momentos práticos, quanto nos teóricos. Estas têm como objetivo principal capacitar graduandos, para futura intervenção segura e eficaz na escola, tornando seus alunos ativos. O Professor, ao trabalhar metodologias ativas durante as aulas de EF Escolar, oferece o protagonismo das atividades aos alunos, melhorando sua capacidade de solucionar desafios propostos, tomada de decisões, resolução de problemas em diferentes contextos e incentivando a adoção de um comportamento ativo socialmente, modificando assim as pessoas e consequentemente a sociedade. O curso de Licenciatura em EF da Universidade Estadual do Ceará (UECE) tem, na ementa e cronograma da disciplina de Metodologia do Ensino da Educação Física, o uso constante e prioritário dessa forma de ensino.

Arquivo