O Uso do índice de Massa Corporal (imc) Por Idade Como Indicador de Sobrepeso e Obesidade em Escolares e Suas Relações com a Adiposidade.

Por: Ana Laura Paiva Melo.

86 páginas. 2001

Send to Kindle


Resumo

É comum o uso do índice de Massa Corporal (IMC) ,para avaliação nutricional de adultos porém sua utilização em ,crianças é ainda restrito. A presente pesquisa teve como ,objetivo a avaliação de escolares pré-adolescentes, de classe ,média, de Brasília-DF quanto a ocorrência de sobrepeso e ,obesidade diagnosticados pelo uso do índice de Massa Corporal ,por idade associado a estimativa de adiposidade. O estudo ,envolveu a aval/açáo antropométrica dos escolares baseada nas ,medidas do peso, estatura e dobras cutâneas tricipital e ,subescapular. Foram avaliadas 452 crianças, entre 6 e 10 anossendo 203 (44,9%) meninos e 249 (55,1%) meninas. A ,prevalência de sobrepeso foi de 23% das crianças avaliadas em ,ambos os sexos baseado no percentil 85 do padrão NHANES l/- ,III. Aproximadamente metade das crianças com sobrepeso ,eram obesas, baseado no percentil 95 do mesmo padrãocorrespondendo a 8% das crianças estudadas. Foi constatada ,diferença significativa, quanto a adiposidade, entre as crianças ,normais, com sobrepeso e obesidade, estimada pelas medidas ,das dobras cutâneas. Em torno de 75% das crianças com ,sobrepeso e 95% das crianças com obesidade tinham ,adiposidade excessiva. O uso do IMC 2 18kg/m2 e 20kg/m2 para ,o diagnóstico de sobrepeso e obesidade apresentou boa ,sensibilidade e especificidade quando comparado ao uso do ,IMC por idade.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1252&listaDetalhes%5B%5D=1252&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.