Resumo

Objetivo: Estudo epidemiológico sobre as atividades realizadas por adolescentes quando não estão na escola , em uma comunidade urbana do Rio de Janeiro.
Material e Métodos: Estudo transversal com 747 estudantes do segundo segmento do primeiro grau ( 4ª à 8ª séries ) que preencheram um questionário de auto-avaliação , composto de questões sobre as atividades que praticam .

Resultados: Entre as atividades físicas listadas, as mais praticadas foram andar de bicicleta (63,3%), jogar vôlei (61,3%) e jogar futebol (58,9%). Entre as atividades realizadas enquanto estão sozinhos em casa, 91,0% refere ver televisão e 85,2% ouvir música, enquanto 51,1% relata jogar videogame e 40,5% ler livros. Entre as atividades recreativas com amigos, as mais freqüentemente citadas foram praticar esportes (85,6%), ir a festas (83,6%), ir à praia (78,1%) e ficar na rua com amigos (77,6%). Entre as atividades culturais, 68,0% responderam que vão ao cinema e 62,5% vão a shows musicais.
Comentários: Os resultados demonstram que ver televisão (91%), praticar esportes (96,1%) e ficar na rua com amigos (77,6%) são as principais atividades desenvolvidas pelos adolescentes em seu tempo livre . A partir destes resultados podemos elaborar três propostas: (1) utilização da mídia para estimular a prática de esportes, (2) incentivar a participação do adolescentes em atividades na sua própria comunidade e (3) o envolvimento de professores, estudantes e seus familiares na educação dos adolescentes. Estas três propostas visam a promoção de saúde através de incentivos a fatores de proteção (e diminuição dos fatores de risco) para comportamentos de risco.
 

Acessar