O Voleibol Feminino em Sua Abordagem Histórica e Social - a Necessidade de Uma Quebra de Paradigmas no Universo Acadêmico.

Por: e .

X Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança/ II Congresso Latinoamericano de História de la Educación Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo visa evidenciar a importância da pesquisa sociológica na estruturação do voleibol feminino a partir da sua profissionalização a fim de se compreender tal magnitude e representatividade no cenário nacional das práticas e consumos. Partindo do princípio que a maioria dos trabalhos que se dispõem a enriquecer o arcabouço teórico da modalidade visam esclarecer aspectos técnicos, táticos, da aprendizagem motora, biomecânicos e fisiológicos (MARCHI JR In: PRONI 2002, p.77), aponta-se aqui uma possibilidade de percepção do voleibol feminino inserido no universo dos esportes e da sociedade com seu valor distintivo e características peculiares traçadas no decorrer de sua existência.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.