Resumo

A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve seu objetivo centrado na reflexão acerca dos aspectos psicológicos e didáticos referentes à prática do jogo de xadrez nos contextos escolar, competitivo e no lazer, focalizando a atuação de profissionais envolvidos, sob a perspectiva da motricidade humana. O estudo foi realizado em duas etapas, constando de uma revisão bibliográfica acerca da temática em foco seguido pela pesquisa exploratória, desenvolvida por meio de entrevista estrutura, contendo 15 perguntas abertas. A amostra intencional foi composta por 13 sujeitos, brasileiros, professores de xadrez, de ambos os sexos, faixa etária entre 22 e 62 anos, com níveis socioeconômicos variados e escolaridade superior, com experiência no ensino do xadrez acima de 4 anos, sendo todos professores em escolas e/ou clubes e técnicos com reconhecimento nacional na modalidade, participantes dos Jogos Regionais, ocorridos no ano de 2006. Os dados, analisados descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático, indicam que é possível notar que o jogo de xadrez constitui-se em um universo bastante amplo e, conforme o local de atuação, há variações na nomenclatura utilizada para designar este profissional como técnico ou como professor. O perfil referente à formação dos atuantes interferem sobre a forma com que lidam com xadrez tomado como jogo ou esporte, visto que, entre eles, poucos possuem em sua formação a Graduação em Educação física. Com base nos resultados da pesquisa, torna-se relevante a realização de novos estudos, capazes de aprofundar os conhecimentos acerca do ensino desta modalidade, tendo em vista as diferentes possibilidades de atuação profissional com o xadrez, bem como, a conscientização sobre as necessidades de adaptações para cada contexto, aprimorando a metodologia utilizada por eles na passagem do conhecimento.

Acessar