Obesidade na Adolescência: Aspectos de Adesão e Permanência em Programa de Tratamento Multiprofissional Pautado na Terapia Comportametal

Por: Aline Fabiane Barbieri.

Conexões - v.9 - n.1 - 2011

Send to Kindle


Resumo

A obesidade tornou-se uma epidemia global e vêm atingindo pessoas de todas as idades. É causada, principalmente, pelo sedentarismo aliado a uma má alimentação e pode acarretar uma série de problemas de saúde como, por exemplo, o aparecimento de diversos tipos de câncer e diabetes. A maioria dos tratamentos utilizados para o combate a esse problema advém da combinação de medicamentos e dietas que, muitas vezes, se tornam ineficazes e o paciente acaba sofrendo recaídas, provocando o chamado “efeito sanfona”. Atualmente, vem-se propondo na literatura formas de tratamentos mais abrangentes, pautados na terapia comportamental. No entanto, tais tratamentos são marcados pela falta de adesão dos pacientes, devido, talvez, ao fato de requerer um tempo maior para sua realização. Nessa perspectiva, o presente projeto, analisou fatores referentes à adesão/motivação e permanência/manutenção de adolescentes obesos em um programa de intervenção multiprofissional pautado na terapia comportamental. Mediante a análise dos resultados coletados, a pesquisa demonstrou que quanto à adesão dos jovens, o incentivo familiar, a busca por novas amizades e, principalmente, o mal estar em sentir-se obeso, podem ser considerados os fatores principais. Quanto à permanência destes jovens no programa, constatou-se que tem papel fundamental as relações sociais estabelecidas, a variedade e a dinamicidade de atividades físicas oferecidas e, também, a perda de peso no programa, ou seja, tratamentos dessa natureza devem mostrar-se dinâmicos ao mesmo tempo em que apresentam resultados positivos. Por meio da obtenção dos motivos de adesão e permanência desses jovens ao tratamento, objetivou-se apresentar dados que ajudem no desenvolvimento de novas estratégias para aumentar o índice de eficácia de futuros programas, semelhantes ao abordado na pesquisa, com o mesmo enfoque e objetivo.

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/487

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.