Obesidade e Fatores Associados em Adultos

Por: Caroline Ferreira, Dulciane Nunes Paiva, éboni Marilia Reuter, Hildegard Hedwig Pohl, Inácio Swarowsky e Paloma Priebe.

Cinergis - v.13 - n.1 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Nas três últimas décadas, tem sido observada uma prevalência crescente de indivíduos obesos, havendo o consequente surgimento de doenças relacionadas a tal fenômeno. Tais doenças têm perfil crônico não transmissível, como a hipertensão arterial sistêmica, diabetes tipo 2, dislipidemias, síndrome metabólica e câncer. A obesidade adquire proporções endêmicas em diversos países, sendo considerado um dos principais problemas de saúde pública da atualidade. O presente estudo tem como objetivo revisar os principais conceitos relacionados à obesidade, sua etiologia, epidemiologia, classificação, diagnóstico bem como a contribuição do exercício físico como forma de tratamento. Verificou-se que a obesidade é decorrente, principalmente, do tipo de estilo de vida que inclui alimentação inadequada aliada ao sedentarismo. Com as inovações tecnológicas, confortos domésticos e de locomoção, os esforços físicos diários diminuíram, contribuindo para a maior inatividade dos indivíduos, associado à maior oferta de alimentos com alta densidade calórica. Estratégias administrativas planejadas e o incentivo à prática de atividade física têm-se demonstrado efetivas no processo de redução da obesidade e sobrepeso.

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/2845

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.