Observatório do Torcedor: o Estatuto

Por: Edmundo de Drummond Alves Junior, Igor Alves de Melo, Luiz Fernando Rojo, Martin Cury, Melina Aurora Terra Ferreira e Robson Campaneruti de Silva.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.30 - n.1 - 2008

Send to Kindle


Resumo

Em 2003, foi sancionado no Brasil o Estatuto de Defesa do Torcedor, lei que garante aos espectadores de eventos esportivos direitos de consumidores e pretende assegurar a segurança nos estádios. Essa medida é nova e sem referências no Brasil. Por isso o presente artigo faz uma revisão do texto dessa lei, dialoga com uma lei européia equivalente e aponta encaminhamentos saídos de dadoscoletados em pesquisa sugerida pelo Ministério do Esporte brasileiro denominada Observatório do Torcedor Trabalhou-se com uma amostra de jogos realizados no estádio do Maracanã que fi zeram parte do Campeonato Brasileiro de Futebol 2007. O principal resultado é que a lei é ainda desconhecida pela maioria dos freqüentadores e só se
encontra parcialmente em vigor.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/189

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.