Obtenção de Parâmetros Anaeróbios de Atletas de Elite da Canoagem Slalom Por Meio da Aplicação de Ergometria Atada : Relações com o Desempenho

Por: Leonardo Henrique Dalcheco Messias.

2014 11/12/2014

Send to Kindle


Resumo

A utilização de avaliações fisiológicas para modalidade esportivas em ascensão se faz necessária para promoção do monitoramento e melhor controle do treinamento. Entretanto, nesse processo a especificidade da modalidade em questão necessita de ser preservada. Sendo o metabolismo anaeróbio extremamente requisitado durante as provas de canoagem slalom, a aplicação de sistemas atados para determinação de parâmetros acerca dessa via energética pode ser extremamente interessante. Desse modo, o objetivo do presente projeto foi aplicar um teste específico atado para a determinação de parâmetros anaeróbios de canoístas slalom e, estudar a relação dos resultados obtidos nesse teste com o desempenho esportivo na modalidade. Para isso, atletas de elevado rendimento nesse esporte foram submetidos a um teste all-out de 30-s atado (em piscina) e avaliação de desempenho (em corredeira), todas realizadas sob caíque. O sistema de canoagem atado (SCA) foi utilizado no teste de all-out. Os canoístas remaram atado utilizando uma corda elástica atada ao caiaque e a uma célula de carga fixada na borda da piscina conectada a um sistema de aquisição de dados com sinais sendo coletados a 1000hz. Um teste all-out anaeróbio atado de 30-s, foi aplicado para a determinação de valores absolutos (A) e relativos (R) de força pico (FPico), média (FMéd), mínima (FMin), índice de fadiga (IF) e impulso. Uma simulação de prova contendo 24 portas foi aplicada objetivando a aquisição de variáveis como tempo de prova (TP), distância, velocidade média e respostas acerca da freqüência cardíaca durante o esforço. Nos testes de all-out e simulação de prova, coletas de sangue (25ul) visando a análise da concentração de lactato sanguíneo foram realizadas antes dos testes, e no 2°, 4°, 6°, 8° e 10° minuto após testes. A aplicação de provas simuladas para análise de respostas fisiológicas e de desempenho dos atletas permitiu observar a existência de correlações mais pronunciadas entre o rendimento e alguns dos parâmetros obtidos nos diversos tipos de testes anaeróbios. Dentre essas, foram destacadas as significantes e inversas correlações visualizadas entre TP (109,1±15,0 s) e A.FPico (170,29±35,36 N; r= -0,60), R. FPico (2,50±0,39 N¿kg; r= vii -0,71), A.FMéd (121,12±23,58 N; r= -0,61), R.FMéd (1,78±0,26 N¿kg ; r= -0,73), A.Impulso (3634,73±707,26 N/s; r= -0,61) e R.Impulso (53,46±7,72; N/s¿kg r= -0,73). Desse modo, foi possível, após a conclusão do projeto, diagnosticar quais parâmetros, de fato, foram mais atrelados com o rendimento, propondo direcionamentos concretos relacionados ao monitoramento de intensidade do esforço e ao treinamento objetivando o desempenho esportivo.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000947037&opt=1

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.