Odontologia no Esporte: Conhecimento e Hábitos de Atletas do Futebol e Basquetebol Sobre Saúde Bucal

Por: Daniela Cristina Barbosa Alves, José Flávio Batista Gabrich Giovannin, Rafael Paschoal Esteves Lima, Santuza Maria Souza Mendonça e Vinicius Duarte Lourenço dos Anjos.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.23 - n.5 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A saúde bucal é parte integrante da saúde sistêmica e é necessária para o bom rendimento físico. Objetivo: Este estudo teve como propósito avaliar e comparar o grau de conhecimento, atitudes e hábitos de atletas do gênero masculino, confederados do futebol e basquetebol, sobre a interrelação de saúde bucal e esporte. Métodos: Elaborou-se um questionário semiestruturado, composto por dezesseis questões objetivas e uma questão dissertativa, que foi respondido por 42 atletas do futebol e 40 atletas do basquetebol. Os esportistas foram questionados sobre seus conhecimentos a respeito do uso de protetores bucais na prática esportiva, interferências das alterações bucais no rendimento esportivo, utilização de medicamentos com finalidade odontológica e doping. Foram também questionados sobre o histórico de trauma durante a prática esportiva, uso de protetores bucais, suplementos, consumo de isotônicos ou energéticos, presença de alteração na articulação temporomandibular e participação em programa de saúde bucal no clube de origem. Resultados: Os resultados obtidos permitiram evidenciar que os atletas entrevistados não têm o conhecimento adequado sobre a influência da saúde bucal na prática esportiva, apesar de concordarem que os profissionais da odontologia contribuem para a manutenção da saúde bucal e a consequente melhoria do rendimento esportivo. Observou-se ainda, que os atletas do basquetebol relataram uma porcentagem maior de traumatismo com relação aos do futebol. A maioria dos atletas das duas modalidades relatou fazer uso de bebidas esportivas, não fazer uso de suplementos alimentares e não ser respirador bucal. Conclusão: Há necessidade de divulgação da importância da saúde bucal no meio esportivo para a manutenção da saúde sistêmica e melhora da prática esportiva

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922017000500407&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.