Oficina Música e Movimento: Promovendo Lazer e Atividade Física Por Meio do Ritmo

Por: .

XXV ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo

A oficina Música e Movimento faz parte do projeto de extensão Lazer e Recreação, promovido e desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF), tendo como objetivo geral proporcionar à comunidade acadêmica e local diversificadas atividades no contexto do lazer. Sendo assim, este estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo analisar as contribuições e possíveis aplicações das vivências obtidas por meio da oficina Música e Movimento. Dentre os 31 participantes da pesquisa, 13 res ponderam à avaliação final. Tais participantes são dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Psicologia de diversas instituições de ensino, dentre elas UDESC, UFSC e Estácio de Sá, da cidade de Florianópolis (SC), além de pessoas da comunidade local, incluindo pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, administradores e aposentados. O instrumento utilizado referiu-se a um questionário aberto, composto por quatro questões e os dados foram analisados descritivamente. Os resultados obtidos evidenciam que a maioria dos participantes (76,92%) afirmou que a oficina pode contribuir na formação profissional, a qual representa uma técnica possível de ser aplicada em diversas faixas etárias, sendo um recurso que trabalha aspectos
menta que pode auxiliar no processo ensino-aprendizagem no que diz respeito à cultura e ao movimento corporal. Acerca das contribuições da oficina para a percepção musical, relacionada aos timbres, pulsações, compassos, ritmo, harmonia, melodia e músicas cantadas, todos os participantes relataram que houve melhoria de forma satisfatória. Os participantes afirmaram que as atividades propostas podem contribuir para a melhoria da coordenação motora, da locomoção e da cognição, uma vez que estimularam a percepção auditiva, pro moveram exercícios de agilidade e envolveram sons do cotidiano. Por fim, quando questionados sobre como poderiam utilizar as capacidades vivenciadas na oficina em outro contexto de trabalho, os participantes indicaram que poderiam utilizá-las para trabalhar com diferentes grupos, seja no contexto terapêutico ou recreativo, visto que desenvolvem o relacionamento interpessoal, a linguagem corporal, a atenção e a criatividade. Portanto, esses resultados evidenciam que a oficina atingiu os objetivos pretendidos e as expectativas dos participantes, os quais poderão aplicar os conhecimentos em outros contextos. Tornam-se im portantes iniciativas semelhantes a esta, a fim de promover o desenvolvimento social e individual por meio de atividades relacionadas ao lazer.
 

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.