Resumo

Para realização das atividades, utilizaremos a quadra no sentido transversal, ou seja, esticaremos um grande elástico (com aproximadamente 06 cm de largura), prendendo-o nas traves dos gols, na tabela de basquetebol, ou na tela de proteção da quadra (dependendo da estrutura física da quadra de cada escola). Desta forma, teremos mini-quadras, utilizando as próprias linhas da quadra de voleibol e/ou a colocação de fita crepe (ou cordas) no chão para delimitação dos espaços. Por exemplo: a linha de fundo e a linha de 3 metros de uma quadra tradicional servirão como as linhas laterais de uma mini-quadra, bem como 6 metros das linhas laterais serão usadas para demarcar a linha de fundo. Assim teremos um espaço de 9 metros de comprimento e 6 metros de largura para essa mini-quadra.
Sugerimos que a turma seja dividida em grupos de 3 a 4 integrantes. Estas equipes jogarão entre si, havendo um rodízio em sentido horário ou anti-horário para ocupação das mini-quadras.
Possibilidades de jogos:
a. Jogo de cãmbio: os alunos deverão segurar a bola e realizar passes para os integrantes de seu grupo, em seguida lançarão a bola por cima da rede (elástico).
b. Variação do jogo de cãmbio 1: persiste a execução de passes, mas ao entrar em contato com a bola, os alunos deverão segurá-la na posição do fundamento toque.
c. Variação do jogo de cãmbio 2: mesma troca de passes, porém no último contato com a bola, antes de passá-la para o outro lado da rede, o aluno não poderá segurá-la, mas sim rebatê-la.
d. Variação do jogo de cãmbio 3: mesma troca de passes, mas no segundo e terceiro contatos com a bola, os alunos terão que rebatê-la.
e. Jogo com pingo 1: entre os intervalos de contato com a bola para realização dos fundamentos manchete e toque, é permitido a bola pingar uma vez na quadra de jogo.
f. Jogo com pingo 2: a cada passagem da bola de uma equipe para a outra, será permitido apenas um pingo da bola no chão.
g. Jogo de manchetobol: só serão permitidos a execução dos fundamentos saque por baixo e manchete.

Arquivo