Resumo

Esta dissertação está fundamentada na minha vivência como educadora. Apresenta como tema Oficinas do Jogo: uma abordagem pedagógica transdisciplinar nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nasceu da inquietação da pesquisadora ao vivenciar dificuldades relativas à alfabetização, altos índices de reprovação, conflitos nos relacionamentos, agressividade e ausência do lúdico no aprendizado..... A escola alvo da pesquisa aqui denominada “Escola do Morro”. O método empregado foi pesquisa-ação, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida com alunos da “Escola do Morro” da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis SC. Foram selecionadas intencionalmente quinze crianças, sendo nove meninas e seis meninos segunda série da Rede Municipal de Ensino. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados: observação participante, diário de campo, entrevista semidirigida, filmagens, fotografias, registros no diário de campo, relato oral e escrito das crianças. A proposta da pesquisa buscou investigar o potencial pedagógico de uma abordagem transdisciplinar, através das Oficinas do Jogo, constituídas de atividades motoras em que as crianças são mobilizadas em seus recursos sociais, motores, intelectuais, morais, afetivos e estéticos. Durante a pesquisa percebemos que as crianças participavam com muito entusiasmo nas atividades das Oficinas do Jogo, convivendo em relações conflituosas e superando as diferenças entre elas, e evoluindo não somente no aspecto intelectual, mas também auxiliando nas relações sociais entre as crianças. Por um saber libertador, que oportunize as nossas crianças apropriarem-se de um conhecimento cientificizado, sem a rigidez típica de nossas escolas foi à essência que fluiu na caminhada desta pesquisa. Futuras pesquisas são necessárias para aprofundar a perspectiva das Oficinas do Jogo como potencial pedagógico numa abordagem transdisciplinar.