Olha o Que Ele Fez - de Vilão Rubro-negro a Herói Atleticano: a Representação do Jogador de Futebol Ronaldinho Gaúcho no Site Globoesporte.com

Por: Francisco ângelo Brinati e Roberta Oliveira.

XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Esse trabalho pretende analisar os recursos acionados pela mídia na construção da imagem do jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho. Baseado nas matérias publicadas pelo site de notícias esportivas Globoesporte.com, em três momentos: na chegada dele ao Flamengo (2011), a saída do clube carioca e o acerto com o Atlético-MG (2012). Como os discursos adotados nas matérias ajudaram a construir a imagem de ídolo na chegada ao Rio, como essa imagem foi desconstruída diante da sua rescisão contratual e se o enquadramento de idolatria foi retomado com o início da trajetória do atleta em Belo Horizonte. Busca-se entender como a mídia configura a imagem dos atletas, sendo na construção de traços simbólicos de heroísmo ou vilania.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.