Resumo

Entender o processo de comunicação científica de grupos de pesquisa, sobretudo, aqueles vinculados a Universidades, tem sido apontado por vários autores como relevante (HOLLIS, 2001; ACEDO et al., 2006; MAUTHNER; DOUCET, 2008; ODELIUS et al., 2011), por possibilitar a compreensão dos aspectos que influenciam as suas produções e práticas científicas. A aquisição, acúmulo e o uso de conhecimentos desses grupos – fruto das contribuições individuais e coletivas dos pesquisadores vinculados – são fundamentais para o desenvolvimento da ciência e dos cursos de Pós-Graduação no Brasil. Partindo desse contexto, o presente estudo tem como objetivo compreender as práticas científicas no campo da Educação Física por meio das relações que se desenvolvem nos cotidianos de grupos de pesquisa das subáreas Biodnâmica do Movimento e Sociocultural Pepedagógica. Caracteriza-se como um estudo de natureza qualitativa, constituindo uma pesquisa de revisão sistemática no Capítulo I, e Etnográfico nos Capítulos II e III. Como resultados salientam a importância de se realizar estudos sobre a comunidade acadêmica, sobretudo, em grupos de pesquisa da Educação Física, considerando aspectos como: as relações que os pesquisadores estabelecem com seus respectivos grupos de pesquisa; o fluxo de produção científica; as redes de colaboração dos pesquisadores; a relação entre produtividade e financiamento; a forma de coordenação e gestão dos grupos de pesquisa; a autoria e a visibilidade da produção científica e o processo de formação dos pesquisadores vinculados a esses grupos.

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